Terapias Naturais

28 jan

 

floraisFlorais de Bach

São 38 essências florais, desenvolvidas por um médico inglês chamado Edward Bach. Cada floral é indicado para uma emoção específica. Essa energia sutil age por ressonância corrigindo os padrões emocionais negativos da personalidade que podem ser um dos precursores das doenças físicas. Atuam, portanto, no equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

 

 

reflexoterapiaReflexoterapia

A reflexoterapia é uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos dos pés e mãos, com base na premissa de que as áreas reflexas correspondem a todas as partes do corpo. O objetivo da reflexologia é fazer com que o metabolismo entre em homeostase gerando ao corpo bem estar e equilíbrio nas suas funções. Além disso, estimula a liberação de endorfinas, responsáveis pela sensação de bem estar e relaxamento. Por se basear no princípio de que existem zonas reflexas nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo, é também considerado um método de avaliação.

 

auriculoterapia

Auriculoterapia

O corpo humano está inteiramente representado na orelha externa através dos pontos reflexos. A auriculoterapia é uma técnica terapêutica que trata disfunções físicas e emocionais através de estímulos em pontos reflexos. Ao se efetuar a estimulação desses pontos, através de pequenas sementes, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos fisiológicos na área relacionada do corpo.

  

massoterapiaMassoterapia

Massoterapia é um tipo de tratamento realizado através da massagem, que tem por objetivo reequilibrar as funções do organismo e proporcionar bem estar geral do corpo e da mente.

 

   

aromaterapiaAromaterapia

A aromaterapia utiliza os óleos essenciais das plantas com fins terapêuticos. Óleos essenciais são substâncias naturais responsáveis por odores aromáticos das plantas. Os princípios ativos presentes nos óleos essenciais são absorvidos através da pele ou respiração e ao penetrar na corrente sanguínea promovem mudanças químicas no organismo, resultando em ações terapêuticas. Muitas são as formas de se utilizar este recurso, através de difusores de ambiente, massagem, compressas, cremes, acrescentando na água do banho, etc.

  

fitoterapiaFitoterapia

A fitoterapia consiste na utilização de ervas medicinais no tratamento e prevenção de mal-estares físicos e emocionais. A fitoterapia pode ser a única opção terapêutica em casos de disfunções simples, pode ser usada como prática complementar em casos mais sérios ou ainda como preventivos. Pode ser aplicada na forma de chás, tinturas, cápsulas, xaropes, banhos, compressas, pomadas, cremes, etc. Porém, para se utilizar a fitoterapia, é preciso observar alguns cuidados como a dosagem adequada, sistemática do tratamento, procedência, colheita, armazenagem e qualidade da planta.

 

trofoterapiaTrofoterapia

Trofoterapia é a terapia da alimentação. Seu objetivo é regular as funções orgânicas de um individuo, atuando na prevenção de doenças e manutenção da saúde, através de uma alimentação saudável, baseada em alimentos naturais, orgânicos e integrais.

 O ritmo de vida atual faz com que cada vez mais as pessoas optem por alimentos industrializados, enlatados, refinados, congelados, etc, porém, esse tipo de alimento é pobre em vitalidade e rico em conservantes e outras substâncias químicas sintéticas prejudiciais à saúde. O que a trofoterapia propõe é a analise qualitativa dos alimentos através de sua força vital, considerando os conceitos sociais e ambientais que envolvem a produção e o consumo dos alimentos.

 

arteterapia Arteterapia

O uso da arte como terapia implica no processo criativo que pode tanto reconciliar conflitos emocionais, como facilitar a auto-percepção e o desenvolvimento humano. Os meios mais utilizados são a pintura, desenho, modelagem, entre outros. Através da criação artística e da reflexão sobres os trabalhos é possível ampliar o conhecimento de si, aumentar a auto-estima, lidar melhor com sintomas, estresse e experiências traumáticas.

  hidroterapia

Hidroterapia

Hidroterapia é um tipo de tratamento que utiliza a água, em qualquer uma das suas formas (sólida, líquida ou gasosa) para promoção da saúde. Pode ser utilizada interna ou externamente, através de banhos completos ou parciais, duchas, compressas, pachos, vapores, sendo eles quentes, frios ou mornos dependendo dos objetivos esperados. Tem como resultados o estímulo do sistema imunológico, aumento da circulação, melhora na digestão, diminuição da sensação de dor, entre outros benefícios.

 

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.